O que é internet via satélite

Na era digital, a internet se tornou uma necessidade básica dos brasileiros. E para atender essa necessidade, há diversos tipos de conexões, como a internet via satélite. Mas você sabe o que é?

A internet via satélite, como o próprio nome diz, é um sinal de internet oferecido por meio de um satélite espacial. Este tipo de conexão não necessita de cabos ou de estruturas como a fibra.

Para receber a conexão de internet, é necessário que o local tenha uma antena parabólica. É este tipo de antena que recebe os dados enviados pelo satélite e que são repassados para o cliente pelo servidor da operadora.

A internet que chega em qualquer lugar

A conexão de internet é um recurso que ainda não faz parte da realidade de muitos brasileiros que vivem em áreas rurais ou afastadas. E um dos motivos para que isso aconteça, é o fato de que a banda larga e o sistema de cabeamento não possuem estruturas capazes de atender a estes tipos de locais.

É nesse cenário de exclusão digital que a internet via satélite exerce o seu papel mais importante. Por não precisar de fios e de uma grande estrutura terrestre, a internet via satélite se torna a saída para quem vive em regiões afastadas dos grandes centros urbanos, em áreas rurais ou litorâneas. 

Como funciona

A comunicação entre o satélite e a antena parabólica acontece em questão de segundos, e é a partir da troca de dados que a conexão de internet chega às residências. Veja como esse processo de comunicação acontece:

  • Ao acessar a internet pelo celular ou computador, o modem envia o sinal para a antena parabólica;
  • Neste instante, a parabólica envia os dados para o satélite, que se conecta com o servidor da operadora; 
  • O servidor transmite os dados necessários para a parabólica, e assim, a conexão é gerada (parabólica – satélite – parabólica – modem)

Vantagens da internet via satélite

  • alta transferência de dados e velocidade de navegação;
  • mobilidade de sinal (pode ser usado em movimento, em carros, ônibus etc.)

Algumas empresas oferecem este tipo de serviço no Brasil, mas a empresa que a Visiontec indica é a Viasat.

A Viasat chegou no Brasil com sua tecnologia via satélite já consagrada nos Estados Unidos. Sem depender de cabo ou sistemas frágeis e de baixa qualidade, é a única que atende às residências nas áreas mais remotas do Brasil.

Quer saber mais? Acesse.

Agora que você já sabe o que é a internet via satélite e para quem ela é indicada, basta adquirir a sua e sair navegando.

E aí, gostou? Continue acompanhando nossos conteúdos.